João pinto mendes

É licenciado em serviço social − gestão de recursos humanos (1997), no Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, atualmente denominado Instituto Superior Miguel Torga. Em dezembro de 2000, concluiu a pós-graduação em gestão de recursos humanos, pelo Instituto Superior Bissaya Barreto. Realizou ainda a pós-graduação em direito de emprego público (2009), organizado pelo CEDIPRE – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É estudante do programa doutoral em sociologia (2016), ministrado pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Tem desenvolvido atividade profissional na área dos recursos humanos, dedicando-se maioritariamente à componente do desenvolvimento de competências e formação, sendo responsável por estes serviços no Conselho Empresarial do Centro (1999-2004) e depois na Águas de Coimbra, EM, desde 2005 até à presente data. Tem ainda vasta experiência ao nível da segurança e saúde no trabalho, área que dirigiu na Águas de Coimbra, EM entre 2005 e 2014.

Paralelamente, exerceu, a partir de 1998, atividade de formador, certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), e de docência em vários cursos de pós-graduação em gestão de recursos humanos, nomeadamente lecionando a disciplina de gestão de recursos humanos e desenvolvimento organizacional na Universidade Internacional da Figueira da Foz (de 2002 a 2006) e no Instituto Superior Bissaya Barreto – Coimbra (de 2000 a 2002). No ano letivo de 2001-2002, foi também convidado a lecionar a disciplina de técnicas de negociação das mudanças, da pós-graduação em gestão estratégica dos recursos humanos do ISLA de Vila Nova de Gaia e de Leiria. Ainda nesse ano letivo, colaborou também no programa de formação interna de professores do Instituto Superior de Engenharia do Porto.